quintais

pergunta:

qual a importância dos quintais em uma cidade, seja esta grande ou pequena?

 

dona de quintal:
os quintais tem uma importância no sentido de não perdermos a nossa identidade, principalmente aquilo que remete à nossa memória. Assim, se a gente preserva o quintal, a gente preserva inclusive a nossa forma de existir, pois a terra e o mexer com a terra, sempre nos coloca no lugar de que somos capazes de produzir e se nutrir de toda a produção.

 

 

pergunta:

as identidade em uma cidade não se diluem diariamente, por que então um quintal para garantir a identidade?

 

dona de quintal:

o quintal é uma das formas de garantir a identidade, talvez porque esteja ligado aos elementos da história de cada um, por mais que a cidade seja urbana, ainda sim tem necessidade de se ter um quintal. Além disso, tem outras questões que estão ligadas ao pensamento contemporâneo, a falta da territorialidade, a busca do singular. O quintal, é também, uma forma de discutir o privado, já que as ruas se encontram violentas, e não apenas, também está relacionado aos produtos que são inseridos nos alimentos.

 

 

pergunta:

você acredita que ter um quintal é um modo afirmativo de contrapor a violência das indústrias de alimentação que tem inserido excessivamente de modo maléfico agrotóxicos, conservantes, estabilizantes, aromatizantes, alimentos processados, etc?

 

dona de quintal:

o alimento plantado é uma forma que você tem de se alimentar bem e automaticamente ter a consciência do que está comendo e porque está comendo aquele alimento. Outra coisa é que não é necessário ter um esforço absurdo para saber disto, tanto é que nem sempre há o discurso orgânico, exmplo são as pessoas mais velhas que plantam. Elas plantam porque é bom comer alimentos plantados, etc. O discurso do orgânico é reinvenção, uma tática inclusive para atingir outro público para consumir mais, entende? Ou seja, na minha opinião temos que ter cuidado com o discurso do orgânico, pois daqui uma tempo o que era em conta nos quintais, as trocas e etc, passa a ter valor somente econômico.

 

 

 

 

 

Quintal de residência em

Belo Horizonte-MG

(Julho 2013)


 

 

 

 

 

Quintal de residência em

Itambé do Mato Dentro-MG

(Agosto 2013)


 

 

 

 

 




 

 

 

 

Quintal de residência em

Goiás Velho-GO
(Setembro 2013)


os quintais e fogões de Itambé do Mato Dentro/MG

em 28/março/2014